Mais uma grande vitória para o Mountain Bike (MTB) paulista e brasileiro, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo reconheceu o MTB como modalidade oficial a partir dos Jogos Regionais de 2011.
Devido à grande participação de cidades e atletas nas competições realizadas pela FPMTB - Federação Paulista de Mountain Bike nas oito regiões esportivas do estado em 2010 (Jogos Regionais) e nos Jogos Abertos do Interior, o MTB está se firmando nas principais competições amadoras do país, que são os Jogos Abertos do estado de São Paulo.
A modalidade inclusa como oficial para 2011 é o Cross Country Olímpico (XCO) que é modalidade olímpica desde 1996, em Atlanta, e que também será disputada no Brasil nas Olimpíadas de 2016
A FPC – Federação Paulista de Ciclismo, em nota publicada em seu site (http://fpciclismo.org.br/?p=9898), agora atribuiu esta conquista a ela, o que pode trazer novas perspectivas ao Mountain Bike nos Jogos Abertos do Interior. Após o surgimento da FPMTB, que vem organizando o esporte, as competições e o ranking no estado e vem ganhando respeito e responsabilidade diante seu surgimento, bem como a CBMTB, que acaba de ser reconhecida pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério dos Esportes como entidade oficial de administração do mountain bike no território nacional.
Resta agora, apenas a inclusão da Maratona e do Downhill nos Jogos, uma vez que a primeira é a modalidade que reúne a maior quantidade de atletas do esporte nos eventos e o segundo, a modalidade que conquistou a maior quantidade de medalhas para o Brasil no Panamericano da Guatemala, para que o esporte atinja sua plenitude.
A inclusão do mountain bike como modalidade oficial é decorrente da concorrência saudável que a CBMTB e as Federações Estaduais de Mountain Bike causaram após sua criação, trazendo grandes benefícios ao esporte. Inclusive, isto foi um dos temas relacionados em sua fundação: de gerar concorrência com a criação das entidades, pois assim o mínimo que haveria é uma melhora na qualidade de tratamento das entidades já existentes, dos atletas, e, conseqüentemente, do esporte como um todo.
Alguns fatos também impulsionaram esta conquista, como a conscientização do Governo do Estado, por parte da FPMTB, em 2010, sobre a importância da presença do MTB nos Jogos Regionais e Abertos, além da oficialização pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério dos Esportes da CBMTB como entidade oficial de administração do mountain bike brasileiro, dando início à profissionalização do esporte, visto que há a urgente necessidade de formação de atletas para representarem nosso país nas olimpíadas de 2016 em solo brasileiro.
A CBMTB já vem se preparando para tal com ações como: formação da primeira Seleção Permanente de Mountain Bike; construção de centros de Treinamento e de Excelência de MTB por todo território nacional; e a realização de provas de alto nível, como pode ser visto em matérias publicadas recentemente no site da entidade (Seleção:http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NTUw / CT: http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NTQ5 / Campeonato Brasileiro: http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NTYz).
Agora, o mais importante é que os atletas procurem as Secretarias de Esporte de suas cidades para representarem seus municípios. A FPMTB e CBMTB estão à disposição para instruir os atletas e as equipes como conseguir apoio dos municípios com salários, equipamentos e demais. Entrem em contato conosco e compartilhe desta vitória pelos seguintes contatos: (13) 3301-7215 – CBMTB (http://www.cbmtb.com), ou fpmtb@cbmtb.com – FPMTB (http://www.cbmtb.com/sp)
Fonte: Bike Action
Nenhum comentário:
Postar um comentário